União Europeia

1ª reunião do Comité de Acompanhamento Lisboa 2030

 

Na passada sexta-feira, dia 24 de março, foi dado início ao arranque efetivo do Programa Lisboa 2030, uma vez que teve lugar, em Fátima, o Comité de Acompanhamento que, no âmbito do Programa, é o órgão colegial responsável por analisar e aprovar a metodologia e os critérios de seleção das operações, entre outras competências. O mesmo integra um conjunto alargado de atores públicos e privados relevantes para o bom desempenho do Programa que se fizeram representar de forma bastante significativa no encontro.

O Programa Lisboa 2030 foi apresentado pela Presidente da CCDR LVT, Teresa Almeida, ao Comité de Acompanhamento conjunto que envolveu 7 Programas do Portugal 2030 tendo, posteriormente, sido colocados à votação, o Regulamento Interno do Comité e os critérios de seleção das tipologias operações inscritas na ordem de trabalhos.

Os critérios de seleção das tipologias dos Sistemas de Incentivos à Inovação Produtiva e Internacionalização de PME – Projetos Conjuntos, bem como dos apoios a Equipamentos Hospitalares e o respetivo Regulamento Interno foram aprovados por unanimidade.

Esta aprovação reveste-se da máxima importância pois esse ato permite que, nos próximos dias, possam ser lançados os primeiros avisos de candidatura ao Programa Lisboa2030 nas áreas atrás indicadas.