A antiga Casa da Quinta das Nascentes foi requalificada para acolher o equipamento cultural Casa da Música Jorge Peixinho que vive em estreita simbiose com o Jardim das Nascentes para uma fruição de natureza e de lazer, estando inserido no Corredor Verde da cidade de Montijo.
Dedicada ao Maestro montijense, a criação da Casa da Música Jorge Peixinho visa assegurar as condições necessárias à preservação, à exposição e à disponibilização do seu espólio. Visa igualmente a produção de conhecimento e o ensino artístico – especialmente aos jovens – promovendo a aquisição de novas competências, o desenvolvimento motor e estético e a capacidade crítica, através das ferramentas da música e da dança, pela realização de visitas, concertos, oficinas e outras atividades, também numa perspetiva de inclusão social das populações mais desfavorecidas.
A edificação requalificada tem ainda o objetivo de proporcionar a interpretação do Jardim das Nascentes, disponibilizando suportes informativos e interpretativos, agregando a fruição do equipamento cultural e do espaço natural.
Visa, de igual modo, criar condições para um comportamento térmico eficiente, com garantia de conforto de utilização e redução de consumos energéticos, incorporando medidas de eficiência energética.
O investimento levado a cabo pela Câmara Municipal do Montijo foi de 981 mil euros, tendo um apoio FEDER na ordem dos 563 mil euros provenientes do Programa Operacional Lisboa2020.
#Lisboa2020 #naoparamos