União Europeia

POR Lisboa 2020

Objetivos Estratégicos

A Região de Lisboa tem como principal ambição para o período 2014-2020 dar continuidade à trajetória de desenvolvimento que tem vindo a seguir desde 1986, superando os atuais estrangulamentos sociais e económicos e aproveitando de forma mais inteligente, inclusiva e sustentável as potencialidades geradas pelo território e pelo seu capital humano, cultural e ambiental.

No contexto da elaboração do Plano de Ação Regional de Lisboa 2014-2020, documento de suporte do POR Lisboa 2020, e da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) foi reequacionado o posicionamento estratégico da Região. Concluiu-se que a “Estratégia Regional Lisboa 2020”, elaborada em 2007, mantém a sua validade como referencial geral, exigindo-se, contudo, até 2020:

Assim, a Região de Lisboa escolheu orientar os seus esforços para projetos que promovem a investigação, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o aumento da competitividade das PME, a eficiência energética e a proteção do ambiente e da biodiversidade, a inclusão, o ensino e a aprendizagem ao longo da vida. Em suma, projetos que visam tornar a Região de Lisboa mais competitiva na economia global, mais inclusiva no acesso ao mercado de trabalho por parte dos jovens, dos menos qualificados e dos mais desfavorecidos e mais sustentável na utilização de recursos.

Eixos Prioritários

O POR Lisboa 2020 encontra-se estruturado nos seguintes Eixos Prioritários: 

Eixo Prioritário 1 – Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação

Eixo Prioritário 2 – Reforçar a Competitividade das PME

Eixo Prioritário 3 – Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os setores

Eixo Prioritário 4 – Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos

Eixo Prioritário 5 – Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores

Eixo Prioritário 6 – Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação

Eixo Prioritário 7 – Investir na educação, na formação e na formação profissional para a aquisição de competências e na aprendizagem ao longo da vida

Eixo Prioritário 8 – Desenvolvimento urbano sustentável

Eixo Prioritário 9 – Assistência Técnica

Área geográfica de abrangência do Lisboa 2020

O Lisboa 2020 apoia investimentos realizados na Região de Lisboa (NUTSII) que é constituída por duas NUTSIII – Grande Lisboa e Península de Setúbal. A região da Grande Lisboa inclui os municípios de Mafra, Vila Franca de Xira, Cascais, Oeiras, Lisboa, Sintra, Amadora, Odivelas e Loures e a Península de Setúbal inclui os municípios de Almada, Barreiro, Seixal, Moita, Alcochete, Sesimbra, Montijo, Palmela e Setúbal.

Para conhecer o território abrangido, incluindo os concelhos que integram cada NUTS III, consulte o mapa da Região de Lisboa