União Europeia

Antiga Gare do Arco do Cego abre novo espaço à cidade

 

E assim está a acontecer! Com o apoio do Lisboa 2020 está a nascer o Técnico Innovation Center que será um complemento ao campus da Alameda do IST, numa localização privilegiada – perto do dito campus e inserido no jardim do Arco do Cego, local muito frequentado pela comunidade estudantil.

A Gare do Arco Cego, construída em 1904, serviu de abrigo aos elétricos da Carris até 1996 e, depois disso e até 2004, funcionou como local de paragem de autocarros. Em 2011 foi celebrado, entre a Camara Municipal de Lisboa (CML) e o Instituto Superior Técnico (IST), um protocolo de cedência da antiga Gare do Arco do Cego ao IST, para instalação de um centro de estudos.

O Técnico Innovation Center terá uma área de estudo disponível 24 horas, que poderá ser utilizado não só pelos alunos do IST, mas também pela população em geral, abrindo a academia à cidade. Desse modo, o futuro edifício contará com um espaço de exposição para mostrar o melhor da ciência, tecnologia e inovação que é produzida pelos 23 centros de investigação do IST, mas também com um espaço de cafetaria e restauração.

No mesmo edifício, também será instalado um novo posto de socorro avançado do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, para onde será transferido o efetivo do quartel da Avenida Defensores de Chaves.

No âmbito de uma visita de acompanhamento realizada a 2 de novembro e levada a cabo pela Autoridade de Gestão do Lisboa 2020, que contou com a presença, entre outros, do Sr. Presidente do IST, Professor Rogério Colaço e da Sra. Presidente da CCDR LVT, Arquiteta Teresa Almeida, foi possível verificar no local o desenvolvimento dos trabalhos que correspondem a um investimento de mais de 12 milhões de euros, e que tem como foco a reabilitação e consolidação da edificação existente, dotando-a das condições espaciais, funcionais e ambientais essenciais para a sua ocupação, visando uma grande flexibilidade de utilização.

O investimento, cuja conclusão decorrerá no 1º semestre de 2023, tem um apoio do FEDER de cerca de 4,5 milhões de euros provenientes do Lisboa 2020.

 #Lisboa2020 #naoparamos