União Europeia

Eixo Prioritário 1 – Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação

OT1 - Reforço da Investigação, do Desenvolvimento Tecnológico e da Inovação

 

Prioridade de Investimento 1a (PI 1.1)

Reforço da infraestrutura de investigação e inovação (I&I) e da capacidade de desenvolvimento da excelência na I&I, e a promoção de centros de competência, nomeadamente os de interesse europeu.

Objetivo Específico

  1. Aumentar a produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente, orientada para a especialização inteligente regional e visando estimular uma economia de base tecnológica e de alto valor acrescentado, privilegiando a excelência, a cooperação e a internacionalização.

Ações a apoiar OE1

Ações que visem aumentar a produção científica de qualidade reconhecida internacionalmente e reforçar as infraestruturas regionais de I&D&I, nomeadamente:

Tipologia de Beneficiário OE1

Entidades não empresariais do SCTR.

Prioridade de Investimento 1b (PI 1.2)

Promoção do investimento das empresas na I&D, o desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de I&D e o setor do ensino superior, em especial a promoção do desenvolvimento de produtos e serviços, na transferência de tecnologia, na inovação social, na eco inovação, em aplicações de interesse público, no estímulo da procura, em redes, clusters e na inovação aberta através de especialização inteligente, e o apoio à investigação tecnológica aplicada, linhas piloto, ações de validação precoce de produtos, capacidades avançadas de produção e primeira produção, em especial no que toca às tecnologias facilitadoras essenciais e à difusão de tecnologias de interesse geral.

Objetivos Específicos

  1. Reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial, promovendo maior eficácia no Sistema de Inovação Regional e a criação de valor;
  2. Aumentar o investimento empresarial em I&D&I, reforçando a ligação das empresas às entidades do SCT e promovendo o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseado na inovação;
  3. Reforçar as redes e outras formas de parceria e cooperação que visem a inovação e a internacionalização de empresas e cadeias de valor (clusterização).
  4. Aumentar o investimento empresarial em atividades inovadoras, promovendo o aumento da produção transacionável e internacionalizável e a progressão na cadeia de valor.

Ações a apoiar OE 1

Ações que visem reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial, nomeadamente:

Tipologia de Beneficiário OE 1

Entidades do SCTR e outras entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos ligadas ao sistema regional de investigação e inovação, Associações Empresariais que se enquadrem nos sectores de especialização inteligente da Região de Lisboa e Empresas.

Ações a apoiar OE 2

Ações que visem aumentar o investimento empresarial em I&D&I, nomeadamente:

Tipologia de Beneficiário OE 2

Entidades do SCTR, outras entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos ligadas ao sistema regional de investigação e inovação, Empresas.

Ações a apoiar OE 3

Ações que visem reforçar as redes e outras formas de parceria e cooperação que tenham por objetivo o reforço da inovação e a internacionalização de empresas e cadeias de valor, excluindo-se o apoio ao funcionamento das entidades apoiadas, nomeadamente:

Tipologia de Beneficiário OE 3

Entidades do SCTR, outras entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos ligadas ao sistema regional de investigação e inovação, Associações Empresariais que se enquadrem nos sectores de especialização inteligente da Região de Lisboa ou Nacional, Empresas. As ações coletivas têm sempre como destinatários principais as empresas.

Ações a apoiar OE 4

Ações que visem aumentar o investimento empresarial em atividades inovadoras promovidas por não PME, nomeadamente:

Tipologia de Beneficiário OE 4

Não PME.

Forma de Financiamento EP1

Fundo: FEDER
Taxa cofinanciamento: 40%
Montante em EUR: 171.710.983,00€