Newsletter Lisboa 2020 União Europeia
Newsletter #30/Lisboa 2020

Lisboa 2020 apoia investigação em Fisioterapia que pretende reduzir a dor lombar crónica

O projeto SPLIT, desenvolvido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) com a missão de reduzir os casos de lombalgia crónica, iniciou a sua segunda fase de trabalho, focada na formação de médicos de medicina geral e familiar e fisioterapeutas do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida.

A primeira sessão de formação, em torno do tema "Lombalgia - Clínica e diagnóstico diferencial", teve início em setembro, e decorreu nas instalações da ESS/IPS, tendo como preletoras as reumatologistas Ana Rodrigues e Helena Ganhão, ambas investigadoras da Nova Medical School, instituição parceira no projeto.

Segue-se, a 19 de outubro, no mesmo local, entre as 09h00 e as 11h00, uma segunda sessão, conduzida pelos fisioterapeutas Eduardo Cruz e Rita Fernandes, docentes da ESS/IPS e coordenadores científicos da investigação, em que se propõe abordar os "Perfis de risco para a cronicidade e tipologias de tratamento em fisioterapia".

O projeto promove ainda o curso SPLIT, dirigido especificamente a fisioterapeutas.

Financiado pelo Programa Lisboa 2020 e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o projeto SPLIT debruça-se sobre aquela que é considerada a patologia reumática e músculo-esquelética mais prevalente em Portugal, vulgarmente designada por "dor nas costas".

O estudo científico, que tem como mote "Personalizar para melhor tratar a lombalgia", propõe, como tal, a implementação de um sistema inovador que permitirá o tratamento diferenciado das pessoas com episódio de lombalgia que recorrem aos cuidados de saúde primários, consoante revelem baixo, médio ou elevado risco de desenvolver dor persistente e incapacitante.

A missão do SPLIT é, em última instância, melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes com esta patologia.

Assista ao vídeo aqui produzido no âmbito do projeto Split, desenvolvido pela Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), que visa uma melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes com lombalgia, a patologia reumática e músculo-esquelética mais prevalecente em Portugal.

Curso SPLIT | + Informações aqui.

 

Foto: estudo do movimento humano no Laboratório Sense & Motion - ESS/IPS.