Newsletter Lisboa 2020 União Europeia
Newsletter #20 / agosto 2017

Avisos para apresentação de candidaturas lançados em agosto

 

Competitividade e Internacionalização

Qualificação das PME - Vale Indústria 4.0 | Candidaturas até 29 de setembro 2017 | Aviso 19/SI/2017

Está a decorrer até 29 de setembro o prazo para submissão de candidaturas ao Vale Indústria 4.0, que prevê a atribuição de 1 milhão de euros em vales, para PME da região de Lisboa (AML).

O presente aviso de abertura de concurso pretende disponibilizar às empresas portuguesas, através do Vale Indústria 4.0, a elaboração de um diagnóstico que produza um conjunto de recomendações que permitam às empresas a definição de um plano de ação conducente à digitalização dos processos, da interconectividade dos produtos e do ajustamento do modelo organizacional, de forma a anularem a barreira geográfica, utilizando as novas tecnologias.

São suscetíveis de apoio, durante um período de 12 meses, os projetos individuais que visem a aquisição de serviços de consultoria com vista à identificação de uma estratégia conducente à adoção de tecnologias e processos associados à indústria 4.0

O Vale Indústria 4.0 tem como objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria por parte das PME, com vista à melhoria da competitividade, alinhada com os princípios da Indústria 4.0.

 

Pretende-se com esta medida alavancar a transformação digital das PME, através da adoção de tecnologias que permitam mudanças disruptivas nos modelos de negócio (como a contratação de sites de comércio eletrónico ou softwares de gestão fabril a prestadores certificados).

Estes vales têm o valor unitário de 7500 euros e os incentivos a conceder no âmbito deste aviso são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa de 40%.

Consulte aqui o Aviso 19/SI/2017 ao Vale Indústria 4.0 que permite a apresentação de candidaturas até 29 de setembro de 2017.

 

Empreendedorismo Qualificado e Criativo - Vale Incubação | Candidaturas até 29 de setembro 2017 | Aviso 20/SI/2017

O Programa Lisboa 2020 lançou o concurso “Vale Incubação” (AVISO 20/SI/2019) com um montante de 1 milhão de euros para apoiar empresas da região de Lisboa (AML)

O objetivo específico deste concurso consiste em conceder apoios a projetos simplificados de micro e pequenas empresas com menos de 1 ano na área do empreendedorismo através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas, de acordo com a listagem disponível no website do COMPETE 2020.

O “Vale Incubação” insere-se no âmbito da estratégia nacional para o empreendedorismo, a StartUP Portugal, e destina-se a apoiar projetos de novas empresas, geradas por um empreendedor ou equipa de empreendedores, em atividades relacionadas com indústrias criativas e culturais, e/ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento ou que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços, potenciando o sucesso no mercado de novas startups, em atividades inovadoras e de valor acrescentado.

Os apoios a conceder no âmbito deste Aviso revestem a forma de incentivo não reembolsável, limitando-se o incentivo a 5.000€ por projeto e os incentivos a conceder no âmbito deste aviso são calculados através da aplicação às despesas consideradas elegíveis de uma taxa de 40%.

O concurso encontra-se em aberto até ao dia 29 de setembro.

Consulte aqui o AVISO N.º 20/SI/2017.

 

Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)

Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) GAL A2S (Rural) | Candidaturas até 30 de novembro 2017 | Aviso LISBOA-M8-2017-14

São suscetíveis de apoio no âmbito deste aviso de abertura de concurso as micro e pequenas empresas que apresentem operações que visem:

a) Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;

b) Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.

As candidaturas ao SI2E podem mobilizar os dois Fundos da Coesão, FEDER e FSE, de forma isolada ou conjunta, com o objetivo de criação ou expansão de micro e pequenas empresas, envolvendo um projeto de investimento e a criação líquida de postos de trabalho, em qualquer das modalidades de apoio.

O presente aviso de abertura de concurso tem aplicação no seguinte território de intervenção:

O SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, criado em Diário da República pela Portaria n.º 105/2017, foi lançado no contexto dos apoios do Portugal 2020 com o principal objetivo de promover o empreendedorismo e a criação de emprego. É implementado com verbas dos Programas Operacionais Regionais, através do FEDER e do FSE, e gerido por Grupos de Ação Local, Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas.

Consulte aqui os documentos do Aviso LISBOA-M8-2017-14 ao SI2E GAL A2S (Rural) que permite a apresentação de candidaturas até 30 de novembro de 2017.

 

Confira aqui os concursos a decorrer nos seguintes domínios:

Competitividade e Internacionalização

Inclusão Social e Emprego

Capital Humano

Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Estratégias

Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)