Newsletter Lisboa 2020 União Europeia
Newsletter #13 / janeiro 2017

Primeiro-Ministro visitou projetos de investimento público

No quadro de um programa de visitas a projetos de investimento público apoiados pelos fundos europeus do Portugal 2020, no dia 17 de dezembro de 2016, o Gestor do Programa Operacional Lisboa 2020, João Pereira Teixeira, acompanhou o Primeiro-Ministro e os ministros do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, numa visita a vários municípios, passando pelos distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Portalegre e Castelo Branco.

O programa começou com a visita a dois projetos aprovados pelo Programa Operacional Lisboa 2020 - Casa do Educador no Seixal e Escola EB 2,3 da Venda do Pinheiro. 

A Casa do Educador, uma antiga escola primária, de arquitetura novecentista, acolhe a Associação de profissionais da educação que desenvolve um conjunto de ações e iniciativas que visam a integração social e comunitária dos seus associados, bem como a proteção dos mesmos, promovendo atividades de convívio, lazer e ocupação dos tempos livres. Esta associação dinamiza e apoia ações que visam promover as competências culturais, cientificas, técnicas e artísticas dos seus associados, desenvolvendo projetos de educação e formação que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvente como são exemplo, o projeto CRESVIVER, de solidariedade com pessoas em solidão e dependência, através de voluntários e a UNISSEIXAL – Universidade Sénior do Seixal.

   

Os trabalhos de reformulação e adaptação do edifício asseguram a instalação das áreas de gestão e administração desta instituição, para o desenvolvimento da sua atividade contemplando a criação de gabinetes de trabalho, sala de reuniões, sala de atividades, biblioteca e centro de recursos informáticos, e a requalificação do espaço exterior do edifício, criando condições para uma melhor utilização e vivência do espaço.

Este projeto tem um investimento elegível de 127.468 euros

Seguiu-se a visitar às obras de ampliação da Escola EB 2,3 da Venda do Pinheiro. Esta intervenção tem como objetivo conferir ao edifício melhores condições de conforto, melhorar as condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, ampliação do refeitório e a criação de 13 salas de aula de forma a comportar a procura a nível do ensino básico e possibilitar a oferta de cursos profissionais a nível do secundário.

Esta obra que vai permitir que a Escola EB 2,3 da Venda do Pinheiro passe a comportar 1189 alunos (41 turmas), dando resposta às necessidades da sua zona de influência, representa um investimento elegível superior a 820 mil euros, 

    

Estes projetos são cofinanciado em 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Prosseguiram para Leiria, Portalegre e Castelo Branco para conhecer outras intervenções que estão a alavancar o investimento público em Portugal.