O maior Centro de Simulação Avançada português, que funcionará no Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), onde estudantes e profissionais de saúde poderão aperfeiçoar técnicas, obteve financiamento do FEDER para o equipamento e deverá estar a funcionar no final de 2017.
Decorridos dois anos de trabalho em parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e o CHLN, o projeto mereceu a aprovação pelo POR Lisboa 2020, de parte do investimento total previsto.
Este será o primeiro centro de referência internacional científico e tecnológico na área da segurança do doente, de vanguarda educacional e de inovação aplicadas aos cuidados de saúde, contribuindo para a internacionalização do conhecimento em saúde de Portugal.
O Programa Lisboa 2020 atribuiu uma verba, de fundos europeus no valor de 694.633,27 euros, correspondente a metade da despesa com equipamentos, ou seja, 1,4 milhões de euros.
O futuro Centro de Simulação Avançada Multidisciplinar, resultante de uma candidatura apresentada à categoria Infraestruturas Educativas para o Ensino Superior - Equipamentos, permitirá não só oferecer novos programas de ensino aos alunos do ensino pré e pós-graduado da FMUL, como possibilitar a formação adequada em diversas áreas clínicas críticas aos profissionais do CHLN, bem como cursos de formação a profissionais externos, nacionais e estrangeiros.
O projeto tem como principais objetivos estratégicos:
•Proporcionar um ensino de excelência na área das ciências médicas, incluindo nos programas curriculares, o ensino por simulação alargado a todos os anos e unidades curriculares do Mestrado Integrado de Medicina da FMUL;
•Possibilitar e facilitar a integração da componente simulação na avaliação dos alunos pré-graduados;
•Realizar formação de alunos ou médicos recém-graduados como formadores na área da simulação, captando e atraindo os mesmos para o corpo clínico do CHLN;
•Realizar formação conjunta de equipas multidisciplinares no âmbito do trabalho do BO, CI, Urgência/Emergência, entre outros;
•Efetuar o treino de equipas multidisciplinares no transporte de doentes;
•Realizar treino e formação específica em técnicas invasivas e diferenciadas em diversas áreas;
•Desenvolver áreas híbridas educacionais/experimentais com abordagem interprofissional e multidisciplinar;
•Proporcionar Programas de Ensino e formação de excelência passíveis de acreditação e reconhecimento internacional por boas práticas em simulação avançada;
•Contribuir para a afirmação internacional da FMUL, nomeadamente através da captação de alunos estrangeiros;
•Facilitar a integração da FMUL em redes europeias de ensino e investigação. De forma indireta e através dos resultados proporcionados pelos programas de ensino e formação na prática clínica é ainda objetivo da presente operação: a excelência clínica endógena com impacto positivo na qualidade assistencial e no outcome clínico dos doentes.