Depois de conquistar o 1.º Prémio na categoria Landscape and Public Spaces dos Archmarathon Awards 2015, o Parque Ribeirinho do Estuário do Tejo foi também vencedor do WAN Landscape Award 2016.
O projeto da equipa da TOPIARIS, coordenada por Luís Paulo Ribeiro (docente do Instituto Superior de Agronomia) atribuiu ao local a maximização do potencial que já contemplava, traduzindo-o em algo privilegiado, no que ao acesso ao rio Tejo diz respeito, na zona sul Concelho de Vila Franca de Xira. Refira-se que se trata de uma área de 14ha, onde é proporcionada a oportunidade do contato direto com o Rio, até então bloqueado por grandes lotes industriais e terrenos agrícolas. O espaço engloba agora em harmonia a paisagem urbana, industrial, agrícola e natural. O parque, sedimentado nas características naturais e culturais da paisagem, conta com uma oferta alargada de opções recreativas e de lazer, protegendo os sistemas naturais e promovendo a regeneração ecológica das áreas degradadas. O local e o respetivo projeto conseguiram que, de entre uma lista de seis finalistas, o atelier responsável fosse o primeiro de nacionalidade Portuguesa a vencer este prestigiado prémio na categoria Paisagem.
O Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo foi cofinanciado pelo FEDER no âmbito de uma candidatura aprovada pelo POR Lisboa do QREN.
Fonte: Município de Vila Franca de Xira