Newsletter Lisboa 2020 União Europeia
Newsletter #7 / julho 2016

Comissão lança novos instrumentos financeiros para fomentar os investimentos em empresas

  

A Comissão lança dois novos instrumentos financeiros para fomentar os investimentos em empresas em fase de arranque e no desenvolvimento urbano sustentável.

Comissão pretende assim incentivar os Estados-Membros a duplicarem, no período de 2014 a 2020 os seus investimentos ao abrigo dos Fundos europeus estruturais e de investimento (FEEI), através de instrumentos financeiros, tais como empréstimos, capitais próprios e garantias, em consonância com os objetivos do plano de investimento.

Já conformes ao Regulamento dos FEEI e às regras em matéria de auxílios estatais, os instrumentos financeiros «prontos a usar» destinam-se a incrementar o recurso dos Estados-Membros ao financiamento renovável em lugar das subvenções clássicas, combinando recursos públicos e privados.

Estão já disponíveis três instrumentos desta natureza. Os empréstimos com partilha de riscos, com base na partilha de riscos entre os recursos públicos e os recursos privados, e o instrumento de garantia máxima, em que as verbas públicas servem de garantia contra o risco de incumprimento no âmbito da carteira de empréstimos de um banco. Ambos os instrumentos visam proporcionar às PME um melhor acesso ao financiamento. O terceiro instrumento é um empréstimo para renovação, consagrado a projetos no domínio da eficiência energética e das energias renováveis no setor da construção habitacional.

No dia 11 de julho, a Comissão lançou dois novos instrumentos:

Mais informações aceda à seguinte página : http://ec.europa.eu/regional_policy/pt/newsroom/news/2016/07/07-11-2016-commission-launches-two-new-financial-instruments-to-boost-investments-in-start-ups-and-sustainable-urban-development

Fonte: Comissão Europeia / DG Regio