Newsletter Lisboa 2020 União Europeia
Newsletter #2 / fevereiro 2016

Candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016

 

 

Está a decorrer até 4 de abril o prazo para submissão de candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016, uma iniciativa da Comissão Europeia, cujo coordenador nacional é o IAPMEI, que distingue anualmente boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa.

Enquadrados nas prioridades da Estratégia Europa 2020, que privilegia um crescimento económico sustentável e inclusivo na União Europeia, os Prémios Europeus de PromoçãoEmpresarial 2016 distinguem projetos desenvolvidos em seis grandes categorias:

  1. Promoção do espírito de empreendedorismo: distingue ações e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que promovam o espírito empreendedor, especialmente entre os jovens e as mulheres.
  2. Investimento nas competências empreendedoras: distingue iniciativas a nível local, regional ou nacional, que melhorem as competências no domínio do empreendedorismo e da gestão.
  3. Desenvolvimento do ambiente empresarial: distingue políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem procedimentos legislativos e administrativos em domínios relacionados com a atividade das empresas, e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as Pequenas e Médias Empresas (PME).
  4. Apoio à internacionalização das empresas: distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que incentivem as empresas, particularmente as PME, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados dentro e fora da União Europeia.
  5. Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos: distingue políticas e iniciativas a nível nacional, regional ou local, que apoiam o acesso das PME aos mercados ecológicos e ajudam a melhorar a eficiência dos seus recursos.
  6. Empreendedorismo responsável e inclusivo: distingue ações nacionais, regionais ou locais por parte das autoridades ou de parcerias público-privadas, que promovam a responsabilidade social nas PME e incentivem o empreendedorismo junto de grupos desfavorecidos, tais como desempregados, especialmente os desempregados de longa duração, imigrantes, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.

Esta é a primeira fase do concurso, a fase nacional, que servirá para apurar os dois melhores projetos portugueses que irão representar o país na final europeia.

Lançados em 2005 pela Comissão Europeia, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA) têm como objetivo distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa e são dinamizados pela DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, em parceria com entidades nacionais de coordenação em cada Estado-Membro. O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. é o coordenador da iniciativa em Portugal.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial pretendem contribuir para:

Através deste concurso privilegia-se o papel do setor público, a nível local, regional e nacional, na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das empresas e do empreendedorismo, através de projetos ou iniciativas já desenvolvidas ou em desenvolvimento. Os projetos devem existir há pelo menos dois anos e podem ser financiados por fundos da União Europeia.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial estão abertos às entidades públicas na União Europeia, e num conjunto de países associados como a Islândia, Sérvia e Turquia.

Podem concorrer organizações nacionais, municípios, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.

Para obter mais informações sobre os Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016, clique aqui