Está a decorrer até 4 de abril o prazo para submissão de candidaturas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016, uma iniciativa da Comissão Europeia, cujo coordenador nacional é o IAPMEI, que distingue anualmente boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa.
Enquadrados nas prioridades da Estratégia Europa 2020, que privilegia um crescimento económico sustentável e inclusivo na União Europeia, os Prémios Europeus de PromoçãoEmpresarial 2016 distinguem projetos desenvolvidos em seis grandes categorias:
Esta é a primeira fase do concurso, a fase nacional, que servirá para apurar os dois melhores projetos portugueses que irão representar o país na final europeia.
Lançados em 2005 pela Comissão Europeia, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards – EEPA) têm como objetivo distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa e são dinamizados pela DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, em parceria com entidades nacionais de coordenação em cada Estado-Membro. O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. é o coordenador da iniciativa em Portugal.
Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial pretendem contribuir para:
Através deste concurso privilegia-se o papel do setor público, a nível local, regional e nacional, na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das empresas e do empreendedorismo, através de projetos ou iniciativas já desenvolvidas ou em desenvolvimento. Os projetos devem existir há pelo menos dois anos e podem ser financiados por fundos da União Europeia.
Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial estão abertos às entidades públicas na União Europeia, e num conjunto de países associados como a Islândia, Sérvia e Turquia.
Podem concorrer organizações nacionais, municípios, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.
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